segunda-feira, 30 de março de 2015

ABERTURA DE FORNADA

^
Cerâmica Noborigama


Atelier de Suenaga e Jardineiro


Assistir a abertura de fornada das cerâmicas dos prestigiados ceramistas,
SUENAGA E JARDINEIRO é algo mágico.
O amor na produção de suas peças e a manifestação de gratidão a Deus no momento da
abertura é algo que emociona.
A abertura da fornada é realizada em datas especiais.
Geralmente em feriados, em grupos é necessário agendar horário devido  ao grande número de pessoas. Agendamento: suenagajardineiro@gmail.com 
Mas, não é necessário aguardar estas datas para conhecer toda essa beleza.
Eu indico ir em qualquer final de semana. Vale a pena o passeio.
O atelier Suenaga & Jardineiro produz peças em cerâmica de alta temperatura utilizando a técnica do forno noborigama.

Kimiko Suenaga
Nascida em Yokohama, Japão. Licenciatura em Ciências e Letras pela Universidade Aoyama Gakuin, Tokyo. Aprendizado das técnicas raku no Atelier Jun Ooba, forno a sleo em Tokyo e forno a lenha Noborigama com ceramista Sato Seta em Fukuoka Ken, Japão. Manteve atelij com forno a gas em Tokyo ati 1984, quando se mudou para o Brasil. Em 1985 montou atelij em Cunha com forno Noborigama. Primio Salco Nacional de Cerâmica de Curitiba em 1989. Exposição Individual Galeria SESC Paulista em 1992. Exposição Individual Galeria Yamanashi, Japão, em 1997. Exposição Comemorativa do Centenario da Imigração Japonesa no Brasil, na Assembleia Legislativa de São Paulo, 2008. Exposigco Coletiva Pioneiros da Cerâica em Terras de Cunha , acervo dos Palacios do Governo, Palacio do Horto, SP, 2011. Exposiçã coletiva BUNKYO no Pavilhco Japonês, SP, 2016.

Gilberto Jardineiro
Nascido em São Paulo, foi redator, fotógrafo, músico e assistente de direção de cinema. Viveu três anos na Suicia e iniciou-se em cerâmica no Japão, onde permaneceu por cinco anos. Montou atelier de cerâmica em Cunha e construiu forno Noborigama de 4 câmaras em 1985. A partir de 1988 desenvolveu a Abertura de Fornada, com a retirada das cerâmicas recêm-queimadas do forno, a apresentação das etapas da transformação da argila em cerbmica e a exposigco no prsprio atelij, atraindo pzblico culturalmente interessado e inspirando a instalagco de varios novos atelijs na cidade, contribuindo na consolidação de Cunha como polo de cerâmica artística. Cidadão Cunhense em título outorgado pela Câmara Municipal em abril de 1994. Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento que realizou o primeiro Festival de Inverno de Cunha em 1995. Secretario Municipal de Turismo e Cultura de 2001 a 2004, participando ativamente no desenvolvimento cultural e turítico da Estância Climatica de Cunha. Atualmente se dedica também ` astronomia amadora e astrofotografia e realiza trabalho voluntario no atendimento ao público no Observatório Astronômico do CTA, em São José dos Campos, SP.

SOBRE O FORNO NOBORIGAMA:
egories

ONDE: Rua Paulo Jarbas da Silva, 150 - Cunha-SP
             (12)3111.1530
             www.ateliesj.com.br
             ateliesj@uol.com.br



Boa viagem!









































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário